A Parábola do Semeador

A PALAVRA DE DEUS É A SEMENTE
O CORAÇÃO DO HOMEM É A TERRA, O CAMINHO, DEPÓSITO DE EMOÇÕES.

 

CAMINHO

            Mateus 13:4 “e ao semear, uma parte caiu na beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram.”
            A palavra é lançada em nós de várias formas, rádio, jornal, televisão, revista panfleto, boca-a-boca, testemunho pessoal, louvor, livros, células e o principal: a BÍBLIA. Quando estamos em volta do caminho, a palavra lançada “cai” perto do coração e não dentro; por ter caído em volta ela não se fortalece e rapidamente Satanás vem e rouba o pouco que foi ouvido
            A maneira mais fácil de sermos roubados é não acreditando na palavra de Deus ou atendendo nossas vontades, manias, vícios, desejos, negando a verdade, dizendo: “Eu tenho Deus comigo, eu acredito!” Mas faz tudo o que Deus abomina. - Dt.18:9-14 - Rm.1:18-32
            Se a Palavra de Deus não for bem guardada no fundo do nosso coração, será roubada facilmente. Jo.10:10

PEDRAS

            MATEUS 13:5 “E outra parte caiu e pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda. 6 Mas vindo o sol, queimou-se e secou-se, porque não tinha raiz.”
            Quando nos é lançada a palavra e cai em coração duro como as pedras, mas há uma alegria, euforia muito grande quando recebe a palavra. Fala para todos que Jesus é maravilhoso, que não vai mudar do novo caminho; mas é fogo de palha, e sem uma raiz mais profunda morre rápido.
            Assim que chegam as primeiras lutas e dificuldades depois da aceitação de Jesus como o seu único e suficiente salvador, a pessoa desiste Dele. Quando a angústia e perseguição estão apertando, nossas forças vão se acabando, vamos envergando até quebrar, e quebrar o propósito.
            Não temos uma base (raiz) sólida para continuarmos de pé lutando contra o diabo, então passamos a aceitar os dardos inflamados: pequenas palavras que nos tiram da benção e da presença de Deus.
            Ex.: Não é bem assim não...
            Você tem que aproveitar a vida, você é muito novo para esse negócio de crente.
            Não tem nada a ver, não; Deus não vai ficar triste se fizer isso.
            Você vai largar sua cervejinha, cigarrinho, mulherada...
            Então nós nos ofendemos com o evangelho, e ficamos magoados demais para aceitar o Reino de Deus e viramos as costas para Ele, morremos.
            Estas pedras estão encravadas tão fundo que temos que arrancar com picaretas, marretas com a força do Espírito Santos. Amém?

ESPINHOS

            MATEUS 13:7 “E outra parte caiu entre os espinhos e os espinhos cresceram e sufocaram-na.”
            Em coração cheio de espinhos a palavra não é capaz de dar frutos por causa deste sufocamento. Estes espinhos são várias coisas, por exemplo:
            Nossos prazeres, riquezas, vícios, maldade, adultérios, bebedices, palavrão, maledicência, falso testemunho, mentira, desonestidade, briga em família, no trabalho, uma vida de muito sofrimento e dificuldades, estupro, rejeição da família, amargura, traumas na infância, etc...
            É tanta coisa que se transforma em espinhos, que nos sufocam e sufocam a palavra de Deus na nossa vida.
            Temos que tirar tudo isso tomando uma decisão e depois uma atitude sincera de não querer mais o que for prejudicial, danoso, vergonhoso, enganoso ao nosso espírito, alma e mente. Temos que dominar os nossos desejos.
Gênesis 4:7 “Se bem fizeres, não é certo que será aceito? E se não fizeres bem o pecado jaz à porta e sobre ti será o seu desejo, mas sobre eles deves dominar.”
            Satisfazer nossos desejos nos levará ao buraco e nos afastará cada vez mais de Deus. Se não resistirmos à ação do diabo, confiando em Jesus, tido está acabado.
            Salmos 22:31 “O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do Senhor, refinada; é o escudo de todos aqueles que Nele confiam.”
            Salmos 22:47 “Vive o Senhor e bendito seja o meu rochedo e exaltado seja Deus, a rocha da minha salvação.”
            Se não cofiarmos em Jesus a semente morre sem dar fruto. Temos de usar instrumentos certos para arrancar os espinhos e preparar o terreno para que a palavra de Deus cresça: esperança, confiança, fé, coragem, intrepidêz, etc... Sendo que a principal arma é o amor, a paciência e muita fé.

TERRA BOA

            MATEUS 13:8 “E outra caiu em terra boa, e deu fruto: um a cem, outro a trinta e outra a sessenta.”
            É aquele que ouve e compreende a palavra de Deus. Existe diferença entre ouvir e compreender, mas a diferença depende do preparo.

            OUVIR: No dicionário diz: perceber pelo sentido da audição, escutar; então ouvir e meramente um ato físico. O surdo não ouve , mas conhece da palavra de Deus e a aceita ou não. E no sentido de ouvir todos ouvem a boa palavra, mas a sementes caem em volta, nas pedras ou nos espinhos.

            COMPREENDER: No dicionário diz: conter em si, abranger, apreender o sentido de, entender, ter compreensão. Temos de conter em nós a palavra de Deus quando a ouvirmos, guardá-la no nosso coração e meditar nela, de dia e de noite, no que Deus quer nos dizer.
            Só entendemos algo, quando abrimos as portas do coração, da lama e do espírito, para guardar à 7 chaves a Palavra de Deus.
            Como a terra é aberta em covas, para guardar a sementes e frutificar, temos que guardar a palavra para que Jesus venha morar em nós.
            JOÃO 14:23 “Se alguém me ama, guardará a minha |Palavra, e meu Pai o amará e viremos para ele, e faremos nele morada.”
            JOÃO 15:7 “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.”
            A semente só dá frutos quando morre no interior da terra, quando resolvemos morrer para o mundo, abandonando tudo de podre na vida, aí daremos frutos.
            GÁLATAS 5:22 “Mas o fruto do Espírito Santo é: amor, gozo, paz, longaniminidade, benegnidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”
            Quando nós vamos guardar qualquer coisa temos que, primeiro, abrir: gavetas, portas, armários, caixa, portas-jóias, etc... Vamos abrir o coração para guardar a semente do evangelho, morrer para o velho mundo, darmos estes frutos do Espírito e aí Cristo fazer morada na nossa vida, para que possamos ser chamados de filhos de deus e não uma criatura de Deus.
            ROMANOS 6 “Porque, se fomos plantados juntamente com Ele, na semelhança da sua morte, também o seremos no dia da ressurreição".
            ROMANOS 8:15 “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espirito de adoção de filhos.”
            Jesus se alegrará e nos capacitará cada vez mais, fortalecendo-nos para tudo e com isso seremos abençoados em nossa família, trabalho, colégio, faculdade, nas amizades, nos ministérios, em todo o momento.
            SALMO 128 “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos 2 pois comerás do trabalho das tuas mãos e feliz serás, e te irás bem. 3 A tua mulher será como videira frutífera ao lado da tua casa; teus filhos como planta de oliveira à roda da tua mesa. 4 Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. 5 O Senhor te abençoará desde Sião e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida. 6 E verás os filhos de teus filhos e a paz sobre Israel.”

 

            Cumprindo Deus o que prometeu a Abraão e realizando em nós a qualidade de filhos. Amém


            Sugestão musical: Coração igual ao Teu//Diante do Trono 4 - Preciso de ti

 

Lr. Guaracy de Souza Pinto
 

JESUS TE AMA Página 1 2 3 4 5 6 7

Crie o seu site grátisWebnode